Início / Ciencia / O Discurso do Método – livro do nerd René Descartes

O Discurso do Método – livro do nerd René Descartes

O Discurso do Método foi publicado em 1637, escrito por René Descartes é uma obra que nos questiona a perceber a realidade da vida de maneira mais científica e racional. O texto é domínio público e colocamos para você ler online ou fazer download sem o tapa olho, mas pode usar tapa olho se preferir 😉

O Discurso do Método

 René Descartes era um nerd muito gente fina. Todo mundo gostava dele. A sua morte em 1650 se deu porque a rainha Christina exigia a sua companhia desde às 5 horas da manhã e ele não estava acostumado com o frio da Suécia. As vezes ser querido demais pode causar a sua morte, pois é.

Decidi colocar este texto quando o Rodrigo escreveu o post ” Maus – a história de um sobrevivente ( http://nerdwiki.com/maus-a-historia-de-um-sobrevivente/) ” eu soube o rumo que este blog iria tomar: textos e conteúdos que agregam valor ao camarote!

Desde então sempre procurei escrever coisas com referências verdadeiras e com conteúdo relevante ao nosso público alvo: pessoas inteligentes e legais ( ou seja, você mesmo! ).

Estava vendo um programa na Discovery (e não, não era sobre os alienígenas do passado hehehehe) que falava sobre os grandes gênios da humanidade, alguns destes foram tratados como retardados mentais durante a sua vida. Eu sempre quis ser um gênio, sou uma pessoa comum que gosta de coisas simples (filmes, livros, séries, blogs, negócios, tecnologia). Não sou um super gênio e se eu for vocês só saberão disto quando eu fizer algo extraordinário. Embora seja difícil fazer algo mais extraordinário do que estar casado com a Patrícia ela é tudo de bom e está lendo este texto e vai me fazer uma massagem nos pés quando acabar.  (Néh? hehe)

Nunca quis fazer o teste da Mensa para saber o QI, nós sabemos que a inteligência se dá em muitas formas. Esses dias lendo um blog de um dos “gênios” da Mensa vi um grave erro: o blog fazia uma estimativa colocando Descartes como o maior gênio da história e o Bill Gates como 5° maior gênio por ter programado o DOS. TODO MUNDO SABE QUE o Gates não fez este programa. Então o gênio da Mensa posta besteiras por aí…

Prefiro não ser gênio e postar conteúdo verdadeiro e com credibilidade 😉

O que está aqui não foi simplesmente tirado da wikipedia, sempre pesquisamos em livros e sites de alto gabarito. Mas não esqueça que a wiki tem sua credibilidade e confiabilidade em grau bem mais elevado do que muitos pensam, nosso post sobre o assunto  http://nerdwiki.com/ta-de-implication-com-a-wikipedia/  já dizia.

Não sei se foi o maior gênio da história mundial, mas o nosso jovem René foi um puta nerd, em uma época que pensar não era uma coisa muito glamurosa como hoje em dia, isto poderia custar a sua cabeça. Ele escreveu um trabalho colocando o Sol no centro do sistema, mas ao ver o que aconteceu com Galileu decidiu não publicar.

Conheci os pensamentos de Descartes há alguns anos, após ler “O discurso do método”. Estava na praia, em férias e pude desfrutar deste livro com tranquilidade e bastante tempo, como é bom ficar escutando as ondas em uma sombra com o ventinho do mar e uma bela leitura, saudade das férias!

O que mais me chamou atenção foi a conclusão de René sobre a existência de Deus. A partir de que o ser humano tem a capacidade de pensar e que esta capacidade nos faz existir como seres, ele concluiu, de acordo com suas concepções de física, que isto não foi criado pelos próprios seres humanos e então seria lógica a existência de um ser anterior a nós: Deus.

Assim como nosso nerd René, também acredito em Deus. Eu acredito na possibilidade da existência de coisas sobrenaturais, por exemplo, espíritos, energia positiva, paraíso, Deus, Jesus, dinossauros e até na possibilidade da existência de E.T.s.   Acho que simplesmente por não compreendermos algo, não significa que este algo não exista.

Provavelmente já escutou sobre ele e até estudou por cima em uma cadeira de filosofia na faculdade, assim como eu. Mas quando você tem tempo para ler com tranquilidade e pesquisar detalhadamente sobre o autor, a obra ganha outra dimensão.

A frase mais clichê, que você deve ter escutado mil vezes “penso logo existo“. O teu professor de filosofia deve ter dito algo como: ” pensem e vocês irão existir “. Na verdade nosso autor nos define como seres humanos herdeiros de “algo mais elaborado e importante” pelo fato de que nós pensamos. Por pensar e ter a consiência de existir, neste mundo, somos herdeiros do Ser Superior, segundo o autor.

Descartes não tinha esposa, não sei com quantas mulheres ele esteve em sua vida, mas é chamado de pai da matemática moderna e pai da filosofia moderna. Se ele é o pai mesmo nós nunca saberemos até porque ele não está mais aqui para fazer o exame de DNA 🙂 e ao contrário do acontece por aí, nas ciências todos querem ser o pai da criança.

O legado dele na matemática se dá pela junção da geometria com a matemática. Criou o plano cartesiano e desenvolveu muitas equações dando, inclusive os primeiros passos no cálculo diferencial, para saber a importância disto basta lembrar que é fundamental para qualquer engenheiro, arquiteto, físico, químico, economistas, etc.

O Discurso do Método

Link : Descartes René – O discurso do método

Sobre Josias Cavalcante

Josias Cavalcante
aspirante a sonhador senior. Interests: Economics, BRAZIL, Business, innovation, Twitter, Technology and Geek things...