Início / Art / Cinema / Indústria do Cinema : Conglomerados de Hollywood

Indústria do Cinema : Conglomerados de Hollywood

Neste texto vamos explorar detalhadamente a indústria do cinema e a quantidade de dinheiro que ela movimenta, bem como a sua influência cultural no mundo.

Eu amo cinema! Adoro filmes. E não tenho vergonha nenhuma de dizer que prefiro ver o filme do que ler o livro, não me chame de burro por isto!

Mas com essa rotina da minha vida, de trabalho e casa, (Casei a pouco tempo), tenho muito sono. Durante a semana, por melhor que o filme seja, eu sempre durmo no meio.

A minha esposa, Patrícia, é mega fã de seriados, ela gosta de Game of Thrones, Marvel: Agents of Shield, Almost Humans, é mega fissurada em The Walking Dead e hiper fã de House. Graças ao meu sono diário, agora ela está muito na minha frente (já acabou de ver) em todas as temporadas.

Ela também trabalha durante a semana, mas acorda mais tarde e é normal que se tenha uma hora a mais de disposição a noite para cada hora que se dorme a mais pela manhã.

Como vocês sabem, me formei em Economia e adoro Cinema, então este post é uma visão de Economia sobre os estúdios de cinema.

Acho que você vai gostar deste texto, mas se não gostar deixa um recado me xingando ou falando como eu posso melhorar.

Por falar em melhorar, quero dizer: eu gosto muito de ser um NERD!

O maior elogio que você pode me dar é me chamar de NERD, acredito que NERD é aquele que vai a fundo naquilo que gosta, bem mais a fundo do que as pessoas comuns.

Este texto é NERD porque depois de ler ele, com certeza você vai saber bem mais sobre o ‘negócio’ do cinema do que a grande maioria das pessoas. Mas não precisa se snobar por isto, é o que você é naturalmente, um curioso, um Nerd.

Falando em cinema, quando nós assistimos a um anime ou a um filme, não imaginamos a quantidade de recursos que foram gastos na fabricação dos mesmos. Para fazer um filme como Avatar, por exemplo, são necessárias mais de 5000 pessoas e alguns milhões de dólares.

A industria do cinema gasta anualmente 7 bilhões de dólares na produção de filmes, pessoalmente, não tenho noção do que esta quantidade de dinheiro representa. O que da para comprar com 7 bilhões de dólares? Da para comprar 43750, Lamborghini Gallardo 0km. Agora o que eu faria com 43 mil Lamborghinis? Não faço a mínima.

Este investimento deve ter algum lucro, certo? Claro meu amigo, no nosso planeta tudo gira em torno do lucro e o Tio Sam só fica feliz se as verdinhas estiverem jorrando!

A arrecadação anual dos filmes é cerca de 40 bilhões dólares (ou 250 mil Lamborghinis! se você preferir…)

O país que mais consome filmes é o Estados Unidos, cerca de 10 bilhões por ano, algumas pessoas fazem confusão e publicam os dados dos EUA como sendo do mundo inteiro, cuidado ao ler blogs que só traduzem conteúdo!!

Quem fica com esta grana? Os faxineiros dos estudios, as maquiadoras, atores coadjuvantes, atores famosos e acionistas das corporações que fazem e distribuem os filmes. Claro que algumas pessoas ficam com uma parte maior da fatia neste bolo de dinheiro!

Algumas empresas chaves são donas de vários estúdios, as mandachuvas da parada. Criou-se alguns conglomerados empresariais com estúdios principais e secundários.

Mas é tudo uma grande suruba, empresas concorrentes fazem distribuição de filmes uma das outras, estúdios que pertencem a uma empresa produz filmes para rivais… O que vale é o dinheiro, se da lucro vale a pena, sem essa coisa de rivalidade excessiva.

Listei os grupos de empresariais e coloquei entre parênteses alguns filmes que, na minha opinião valem muito a pena serem vistos tá, uns nem tanto assim porque alguns estudios, como a Focus Features, têm poucos filmes interessantes.

O mercado inteiro pode ser comparado a um bolo, cada uma destas empresas detêm uma grande fatia. Para saber, juntas elas possuem mais de 80% do mercado.

Lista das empresas que atualmente mandam no Cinema*:

*Nota: Esta classificação muda mês a mês, conforme o lançamento e estouro de bilheteria dos filmes, as vezes a Disney é a número 1, as vezes a Warner, mas ficam se revezando entre as 6 grandes corporações do cinema

1° SONY Corporation

Sony

 Atualmente a maior empresa do ramo, a repartição principal de filmes é a “Sony Pictures” www.sonypictures.com , sim os japinhas são os que mais arrecadam na produção de filmes nesta indústria.

Os estudios da Sony são:

Columbia Pictures ( Os Caça-Fantasmas, Homens de Preto, Homem-Aranha, Código Da Vinci, … )

Tri-Star ( Jumanji, Soldado Universal, Dogtown, Distrito 9, Elysium )

Affirm Films ( Prova de Fogo, Enfrentando os Gigantes, Soul Surfer, O Fazendeiro de Deus )

Em 2001 a Sony decidiu unir estes estúdios na holding Columbia Tristar Motion Picture Group

A SONY também é a boss dos estúdios: Screen Gems, Triumph Films, Destination Films, Stage 6 Films e Affirm Films.

Atualmente têm 17 % do total do mercado de filmes.

2° WARNER

Warnner-Bros

seu maior estúdio é Warner Bros. Pictures www.warnerbros.com – Você já sabe da importância destes carinhas…

A rede empresarial comandada por eles é como um polvo, cujo tentáculos de mídias se estendem por todo o mundo.

Empresas de web:
•TechCrunch,
•About.me,
•The Huffington Post

Entre as empresas de TV estão:
•HBO,
•CNN,
•TNT,
•Cartoon Network

Entre as empresas de mídia impressa:
•Time,
•Fortune,
•People,
•Life,
•Health,
•Sunset,
•Money

Empresas do cinema que fazem parte dos tentáculos da WARNER:

Warner Bros. ( V de Vingança, Matrix, Batman, Hannibal, Superman, Fúria de Titãs, Inteligência Artificial, Harry Potter, Pokemon, Space Jam, Entrevista com o Vampiro…)

New Line Cinema ( A Hora do Pesadelo (do Freddy Krueger), O Máscara, Mortal Kombat, Spawn, Blade, O Senhor do Anéis, O Hobbit )

HBO Films ( faz filmes para TV, entre eles Amistad e Mandela )

Castle Rock e Turner Entertainment são outras empresas de filmes da WARNER.

WARNER têm uma fatia de 15,4% no bolo do cinema.

3° The Walt Disney Company

Walt-Disney

Seguidamente é apontada como a maior corporação do cinema mundial. Espera-se muito deste estúdio, ainda mais agora que são donos da Marvel Studios e da Lucas Film.

Walt Disney Pictures ( Branca de Neve, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Cinderela, Bela e a Fera, Aladin, Rei Leão, Alice no país das maravilhas e muitos outros que provavelmente você conhece : )

Lucas Films ( Star Wars, Indiana Jones, Loucuras de Verão…)

Marvel Studios ( A maioria dos filmes é produzida em conjunto com outros estúdios X-man, Homam-Aranha, Blade, Homem-de-Ferro, Vingadores, etc )

Pixar ( Toy Story, Carros, Wall-E, Procurando Nemo …)

Em 2010 a Disney vendeu a Miramax films para um grupo de magnatas, formado inclusive por investidores do Qatar. Outra produtora de filmes importante que pertence à Disney é a Touchstone Pictures.

Atualmente a Disney têm 14,3% do mercado de filmes.

4° Comcast 

 

universal-studios

O principal estúdio é o Universal Studios www.universalstudios.com – A Comcast é uma das maiores corporações do mundo, dona de redes de telefonia, acesso a internet, TV a cabo e dona da gigante de mídia: NBC.

Os estúdios da Comcast:

Universal Studios ( O Fantasma da Ópera, Drácula, Frankstein, Jurassic Park, E.T. o extraterrestre, Conan, Bad Boys, American Pie, Pach Adams e muitos outros que você viu o logo: Universal…)

Focus Features ( Enfermeira Betty, Billy Elliot )

Working Title Films ( Rush, Surpresas do Coração, Johnny English, Thunderbirds )

A Universal tem 13,6% da grana real que jorra da fantasia do cinema.

5° News Corporation

News-corporation

 ( também conhecida como News Corp. ) – a mega empresa da mídia é a Fox  – A News Corp. têm origem australiana, ele comanda canais de TV, TV a cabo, telefonia. Não preciso falar que a Fox é uma gigante em todas as mídias e entre os muitos feitos desta empresa está: “…Os Simpsons…”

Estudios da News Corp:

20th Century Fox Films ( Star Wars – com Lucas Films, A Vingança dos Nerds, Alien, Independence Day, Duro de Matar, Predador, O Rei da Paquera, Dr. Dolittle, X-man – junto com a Marvel, Clube da Luta, “Eu, eu mesmo e Irene”, A Era do Gelo, Senhor e Senhora Smith, Avatar e muitos outros filmes bacanas que ainda vamos ver )

Fox Searchlight Pictures ( Cisne Negro, Pequena Miss Sunshine, O Último Rei da Escócia, Juno, Notorious, Dom Hemingway )

20th Century Fox Animation ( O Príncipe do Egito, Anastasia, Robôs, Rio )

A News corp. também é dona da Fox Faith, da Blue Sky e da New Regency Films

Estes caras detêm atualmente 10,6% do pedaço do mercado de filmes.

6° Viacom

Viacom

O seu maior estúdio é Paramount Pictures – A Viacom na TV é dona da MTV, da VH1, da Nikelodeon. Também é dona de emissoras de rádio.

 Paramount Pictures (Star Trek, O Poderoso Chefão, Guerra Mundial Z, G.I. Joe, Atividade Paranormal, ta bom chega, a Paramount produz tantos filmes bons que vou ficar aqui o resto da vida citando-os!)

Outros estúdios da Viacom são:

Insurge Pictures,

Nickelodeon Movies,

MTV Films e

Paramount Vantage.

A Viacom têm 8,5% do mercado de filmes

Os filmes mais lucrativos da história *

* (maior retorno em relação ao que foi investido):

Atividade Paranormal – gastaram US$ 15 mil e faturaram US$ 196,6 milhões.

 Mad Max – gastaram 200 mil e faturaram 99,7 milhões de dólares.

• Super Size Me – A dieta do palhaço – foi gasto 65 mil e faturam 30 milhões de dólares. Aqui você pode saber mais sobre este filme e pode assistí-lo => nerdwiki.com/A dieta do palhaço

Lista dos 20 mais lucrativos aqui no AdoroCinema www.adorocinema.com/Lista dos 20 mais lucrativos se você perceber os erros na porcentagem de retorno, não liga… os caras são cinéfilos e não matemáticos, dê um desconto pra eles

Os filmes que mais arrecadaram no cinema:

1° Avatar ( 2,8 bilhões de dólares ) – foi feito pelos estúdios Lightstorm, Dune Entertainment (da FOX) e pela Ingenious Media (magnatas ingleses que colocam grana em alguns filmes). Distribuído pela Century Fox.

2° Titanic ( 2,2 bilhões de dólares ) – por Lightstorm, Century Fox e Paramount. Distribuido pela FOX e pela Paramount.

3° Os Vingadores da Marvel ( 1,6 bilhão de dólares ) – foi feito por Marvel Studios (que pertence à Disney desde 2010) e distribuído pela Walt Disney Pictures .

Sobre Josias Cavalcante

Josias Cavalcante
aspirante a sonhador senior. Interests: Economics, BRAZIL, Business, innovation, Twitter, Technology and Geek things...

Comentários

  1. […] Saiba mais sobre como funcionam as empresas de Hollywood aqui neste post do blog : http://nerdwiki.com/2013/12/11/industria-cinema-conglomerados-de-hollywood/ […]