Início / Business / Personalidades / Thomas Edison, o NERD malandro e obsessivo

Thomas Edison, o NERD malandro e obsessivo

 

Como toda a história da humanidade é contada pela classe vencedora, não poderíamos deixar de falar de Thomas Edison, o NERD malandro e obsessivo. Obstinado, teimoso, obsessivo e persistente são características da personalidade deste jovem. Mesmo com suas dificuldades, o garoto ficava horas em cima dos livros.

Poderia ser um garoto normal em uma cidade do interior, mas todos sabiam que ele era um garoto especial… Humm Muito burro mesmo.

Seu o professor o tratava como “extremamente imbecil”. Sem saber o que fazer sua mãe resolve ensiná-lo em casa. O garoto tinha dificuldade para aprender, mas adorava ciências.

Aos 12, Edison começou a trabalhar na companhia de trens. Ficava viajando entre as estações do Maria Fumaça, entregando pacotes, jornais e revistas; o jovem também servia café, que diga-se de passagem sempre era frio pelo fato dele sempre estar no “mundo da lua”.

Sempre lia revistas, jornais e livros que transportava de um lado para outro do país. E graças a sua esperteza, utilizou o emprego simples para conhecer pessoas e crescer intelectualmente.

Garoto do interior, sem estudo, mas com um sonho: ser um grande cientista inventor. Construiu um pequeno laboratório no vagão que utilizava para guardar os lanches, jornais e livros. Certo dia o laboratório móvel e clandestino de Edison pegou fogo e ele ficou com sérios problemas de audição causados pelo incêndio.

Certa vez conseguiu um emprego noturno, ficou com o dia livre para deixar a sua criatividade aflorar. A noite estava sempre cansado, por isso dormia no emprego. Inventou uma máquina que enviava sinais aos vigilantes de hora em hora, assim o malandro não foi pego no ronco.

O jovem inventava todo tipo de engenhocas, desde ratoeiras automáticas a telégrafos sinistros. Mas o garoto queria mais, era obsessivo pelo seu sonho de ser o grande inventor. Com 21 anos ele inventou uma maquina de votar, mas ninguém deu a mínima, então ele resolve mudar para a cidade grande.

Para ganhar a vida foi viver em Nova York, mas passou fome por um tempo. Pensava freneticamente como poderia ganhar algum dinheiro e resolveu prestar atenção na bolsa de valores. Não virou corretor, mas inventou um aparelho que indicava ações automaticamente. O malandro se deu bem.

Fez uma fortuna com esta coisa, assinou contratos com grandes empresas e pôde montar seu próprio laboratório, desta vez legalmente.

Agora com uma boa quantia de dinheiro e seu novo laboratório em Nova Jersey, se dedicava a incessantes experiências, errou muito. Não se sabe ao certo quantas centenas de experimentos fracassados ele teve, mas se sabe que os poucos que deram certo foram suficientes para torná-lo um dos homens mais ricos e influentes do mundo.

Alguns inventos atribuídos ao nosso herói obsessivo que possui mais de 2000 invenções registradas ao redor do mundo:

• Telégrafo automático
• Fonógrafo
• Inovações no telefone
• Inúmeras invenções na área da indústria de criação e distribuição de energia
• Invenções eletrônicas
• Projetor de imagens
• Câmera de vídeo
• Lâmpada incandescente
• Máquina de escrever
• Cadeira elétrica
• Filmes com sons

Mas na verdade a grande qualidade do inventor foi a malandragem. Contratou cientistas para trabalhar em seu laboratório, tudo o que estes cientistas inventavam era registrado como invenção de Thomas Edison. Outra malandragem era pegar ideias que pareciam boas, porém eram caras e de baixa qualidade (como a lâmpada e a máquina de escrever, que já existiam), e descobrir maneiras de deixar estas coisas mais baratas e duráveis.

Entre as empresas que criou, estão:

• Edison Lamp Company para fabricar lâmpadas
• Edison Machine Works para equipamentos eletrônicos e motores elétricos
• Edison Eletric Company para criação e distribuição de energia, em várias partes do mundo, inclusive no Brasil
• Edison Studios indústria de cinema, responsável por mais de 1200 filmes

Em 1890 criou a Edison General Eletric, que em 1893 se tornou a conhecida General Eletric, empresa ativa no setor financeiro mundial com empréstimos e investimentos em diversas áreas em países ao redor do mundo.

Acredita-se que Thomas Edison tenha morrido feliz, com muitos amigos, uma esposa que amava muito, seis filhos e com uma das maiores fortunas do planeta. Hoje em dia a General Eletric é uma das maiores empresas que existem e atua em mercados financeiros, construção civil, informática, cinema (é dona da NBC e da Universal), música, medicina, criação e distribuição de energia, energia limpa, aviação, indústria naval, petróleo, televisão, rádio, além de possuir diversos contratos com o governo dos Estados Unidos e fabricar máquinas dos mais diversos tipos.

Thomas Edison nos ensinou que não importa o seu Coeficiente de Inteligência, se tiver força de vontade e determinação, pode-se chegar onde o coração mandar.

 

 

Sobre Josias Cavalcante

Josias Cavalcante
aspirante a sonhador senior. Interests: Economics, BRAZIL, Business, innovation, Twitter, Technology and Geek things...